7.9.05

 

Cem Anos de Solidão


Genial! Genial! Genial!

Por que não li esse livro antes? Merece aplausos stalinistas!* Desde a adolescência, uma prima minha insiste para que eu leia esse livro. Sei lá por que motivos, nunca me caiu no colo. Desta vez, não me escapou. A despeito da enorme dificuldade (saber exatamente quem é filho de quem é uma complicação dos diabos, complicada ainda mais pela semelhança entre os nomes), é um livro que todo mundo que um dia teve família deveria ler. Queria tentar ter lido a edição em espanhol, mas ia dar mais trabalho. Acabei comprando a edição da Penguin (tradução do Gregory Rabassa) na Cultura. Resumidamente, é a saga das várias gerações de uma família em um rincão perdido da América do Sul. Mais que um livro, é a transcrição de um sonho.

Genial! Genial! Genial!

* No Arquipélago Gulag, Solzhenitsyn cita uma passagem em que em uma reunião, numa província, ao citarem o nome de Stálin, os presentes começaram a aplaudir. Aplaudiram, aplaudiram e aplaudiram. Ficaram assim durante intermináveis minutos, até que um dos presentes, teve o bom senso - havia pessoas que estavam passando mal - e a imprevidência de pedir aos demais que parassem de aplaudir. O ilustre camarada foi parar no Gulag. Estou citando de cabeça, mas a estória é mais ou menos essa.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?