24.6.05

 

Há vida em Marte?


Chegaremos lá, mas ainda vai demorar um pouquinho...

Comecei a ler a trilogia de Marte (Red Mars, Green Mars e Blue Mars), de Kim Stanley Robinson. Há séculos não lia ficção científica (adorava o gênero quando era um pimpolho). Um amigo mui gentilmente me emprestou os livros. Estou na página 200 do primeiro deles. Kim Stanley escreve direito, sabe contar uma história e entende do riscado (a ciência que apresenta é bem factível). A trilogia trata da colonização de Marte, incluindo a alteração física desse planeta, para que tenha uma paisagem e clima semelhantes aos existentes na Terra. E, claro, todas as respectivas implicações econômicas, políticas e sociais. O livro é um "vira páginas". Uma das imagens que mais me impressionou nessas primeiras páginas é a estranheza relatada pelas personagens em relação à linha do horizonte em Marte: é bem mais próxima (basta olhar a figura acima, para perceber a razão. Marte é bem menor do que a Terra). Pena que terei de interromper a leitura por motivos de trabalho maior.

PS: Sei que estou devendo uma série de comentários sobre aqueles livros sobre física quântica, buracos negros, viagens no tempo, etc. Seguirão em breve. A ausência longa se deve ao excesso de tempo livre (leia-se, pouco serviço), que foi imediatamente dedicado a outras atividades.

Comments:
Puxa! Dois comentários de uma vez só, Smart! Vou comemorar. Já terminei os dois primeiros e comecei o terceiro. Realmente, são catatais, e algumas partes são um pouco arrastadas (entendo perfeitamente a preguiça). Principalmente quando ele começa a destrinchar a geologia, ou melhor dizendo, a areologia de Marte. Dá trabalho, mas é legal. [ ]s, Ninguém
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?