6.6.05

 

Entre em Pânico...


... e saia correndo!

Contra o meu instinto de auto-preservação, acabei indo assistir ao Guia do Mochileiro das Galáxias. A melhor coisa do filme é o robô maníaco-depressivo (Marvin). A pior, de longe, disparado, é uma coisa dupla, ou melhor, são duas coisas: o fato de a narração ser dublada (desgraça número um) e o fato de o narrador ser o José Wilker (desgraça número dois)*. Até o sentido da vida tem resposta, mas essas duas atrocidades não têm explicação. Segundo o Correio da Bahia, "A dublagem tem a função de evitar uma profusão de legendas, que acabariam confundindo o espectador." Hein? Confuso fiquei eu. Se até os Irmãos Marx são legendados na íntegra, porque isso não seria possível com o Guia?

Já deveria ter percebido que essa não era uma boa idéia a partir do momento em que estava aqui em casa, posto em sossego. Tentei convidar um amigo que, mui sabiamente, declinou o convite, pois tinha de cuidar dos cachorros que estão doentes. Convidei, então, a patroa, que não estava muito animada, mas foi mesmo assim. Quando estávamos procurando um lugar e fui adentrar uma filera, tropecei no braço da primeira cadeira (ao lado do corredor) e levei um tombo digno de dublê amador. A culpa, claro, é da escuridão tenebrosa do cinema bem antes do filme começar. Taí outra coisa que não consigo entender: por que é que cinemas insistem em manter um lusco-fusco antes da sessão começar (isto é, antes mesmo dos trailers e avisos de emergência)? Arrebentei meu joelho esquerdo no chão e as minhas axilas nos encosto e no assento das duas fileiras (caí, obviamente, no vão entre as duas fileiras). Dolorosamente, agüentei a tortura de ouvir o José Wilker a cada dez minutos de filme e a dor no joelho e nas axilas.

A despeito da ponta do Malkovich, o filme deixa a desejar. Ri, mas foi um riso meio forçado, porque, pô, paguei pra ver o filme, mas ganharia mais se tivesse relido o livro. Teria economizado dinheiro e teria me poupado de agruras várias (físicas e psicológicas).

* O narrador original é Stephen Fry.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?