18.5.05

 

Stalin & Hitler, Injustiça em Dobro


Farinha do mesmo saco.

Acabo de ter uma longa conversa com um amigo na qual, entre outras coisas, discutimos essa dupla do barulho. Ele cita uma conversa que tivemos com Uncle Filthy, na qual este dizia achar deplorável que se condenem demonstrações com a suástica nazista, mas que o mesmo não ocorra nas manifestações em que a foice e o martelo estampam estandartes geralmente vermelhos. (Hum, pensando bem, essa frase está ligeiramente ambígua. O que quis dizer é que Uncle Filthy acha manifestações que estampem a foice e o martelo em suas bandeiras tão deploráveis quanto manifestações que exibam a suástica nazista. Para ele, é lamentável que só se estas sejam condenadas enquanto que aquelas sejam placidamente aceitas sem grandes questionamentos.)

Em minha modesta opinião, é muito mais fácil desassociar a foice e o martelo da figura de Stalin do que pensar isoladamente na suástica e em Hitler. Por um lado, a ideologia e a prática nacional-socialista eram totalitárias e defendiam a conquista e escravização de raças supostamente inferiores. Além disso, o regime nazista surgiu e desapareceu com Hitler (Ok, existem neonazistas, mas a Alemanha nunca voltou a ser nazista.) . A ideologia e a prática comunista, por outro lado, eram distintas. É mais ou menos como pegarmos a nossa Constituição (a ideologia) e vermos o que acontece no dia a dia do cidadão (a prática). A mensagem ideológica do comunismo era absolutamente distorcida pela prática stalinista, porém, isso não muda o fato de que essa mensagem teve um enorme poder de atração (seguindo a tradição da "liberdade, igualdade e fraternidade" da Revolução Francesa).

Tenho plena consciência da barbárie stalinista: do Gulag, dos expurgos da década de 1930, e das perseguições e massacres perpetrados por Stalin et caterva em nome do comunismo. Não tenho dúvida de que, se Trótski tivesse ocupado o lugar de Stalin, teria sido tão filho da puta quanto Stalin ou, quem sabe, até mais cruel do que este. Só que não consigo "associar de modo indissociável" Stalin à foice e ao martelo e ao comunismo, da mesma forma que associo Hitler à suástica e ao nazismo. E não estou sendo ingênuo nem mal-intencionado. Apenas constato um fato.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?