3.5.05

 

Ninguém previu que seria tão rápido,


Por que é que só o povão tem de pegar fila?

mas foi. Então, tenho algum tempinho pra matraquear pela ponta dos dedos. Como dizia, um páis está fodido se o Judiciário for corrupto. Por quê? Ora, porque você não tem a quem apelar. Em outras palavras, quem tiver dinheiro SEMPRE se dará bem.

Há uma série de medidas que poderiam ser tomadas para melhorar essa situação, mas é muito difícil colocá-las em prática quando aqueles que poderiam fazer algo a respeito não o fazem, seja por falta de discernimento (eleitores), seja por falta (ou excesso, depende do ponto de vista) de interesse (políticos). Assim, continuamos uma nação fodida. Há solução para nós, levando-se em conta o atual status quo político? Como país, não. Talvez no âmbito local e em comunidades com número bem limitado de habitantes. Não em lugares como São Paulo ou Rio de Janeiro. Muito menos para o país inteiro.

A situação só tende a piorar. Há aqueles que acreditam no "quanto pior, melhor". Isso é uma falácia. Quanto pior, pior! Já dizia o Barão de Itararé: "De onde não se espera nada é que não vem nada mesmo."* (Sei lá por que cargas d'água citei o ilustre nobre, deu vontade.) Mas voltando à vaca fria...

Ninguém tem a solução para melhorar a vida do povão: tornar o uso do equipamento público básico (educação, saúde, transporte e moradia) obrigatório para todo o cidadão que seja eleito, nomeado ou concursado para ocupar cargo público (nos três poderes e nos três níveis de governo, incluindo empresas de economia mista e as "agências"). A obrigatoriedade abarcaria (eita!) a família imediata do cidadão (pais, cônjuge e filhos). Aposto que a qualidade do serviço público à disposição da população mudaria da água para o vinho em menos tempo do que levou a viagem do pau-de-arara que trouxe o Lula de Garanhuns para o Sul Maravilha. Aposto, também, que a qualidade dos ocupantes de cargos públicos melhoraria 1.000.000%.

Ah, tem também a reforma do Judiciário, que deveria começar pelo fim da prescrição de crimes, instituto que só serve pra beneficiar criminoso. Mas isso é conversa pra outra hora...

* Cito de memória. Provavelmente, a citação está errada, mas o espírito de porco, digo, da coisa era esse.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?